Sobre o Prêmio Abecs


O Prêmio Abecs de Melhores Práticas nasceu em 2012 com o objetivo de reconhecer e divulgar iniciativas inovadoras que ajudam a melhorar a qualidade e a eficiência do setor de meios eletrônicos de pagamento, gerando benefícios aos consumidores e estabelecimentos comerciais credenciados.

Desde a sua primeira edição, o Prêmio Abecs já contou com mais de 120 projetos inscritos e premiou 12 iniciativas inovadoras (três por edição), relacionadas aos mais variados temas, como educação financeira, segurança, inclusão, produtos e serviços, entre outros.

Nesta 5ª edição, as categorias do Prêmio Abecs foram redesenhadas, com o objetivo de dar maior destaque à experiência vivida por consumidores e lojistas – ou, em outras palavras, aos usuários do setor de pagamentos eletrônicos. Com a nova configuração, o Prêmio passa a apresentar 5 categorias e cada qual terá seu vencedor.

O objetivo do Prêmio Abecs de Melhores Práticas é incentivar, reconhecer e divulgar iniciativas das empresas de meios eletrônicos de pagamento que contribuem para melhorar a qualidade e a eficiência do setor, gerando benefícios diretos aos consumidores e estabelecimentos comerciais.

1) Novos produtos e serviços.
2) Segurança e prevenção a fraudes.
3) Atendimento ao consumidor (relacionada ao usuário pessoa física de meios eletrônicos de pagamento).
4) Atendimento ao cliente (relacionada ao estabelecimento comercial credenciado a aceitar meios eletrônicos de pagamento).
5) Inclusão e acessibilidade (categoria especial do Prêmio Abecs).

Cada empresa pode inscrever até 5 (cinco) projetos, devendo cada um deles estar relacionado a uma das categorias estabelecidas, mesmo que haja mais de um projeto inscrito em uma mesma categoria. As inscrições são gratuitas.

Os projetos inscritos serão avaliados, primeiramente, por uma Comissão de Avaliação formada por 6 (seis) membros, indicados pela Diretoria Executiva da Abecs, com vínculos empregatícios com Associadas Abecs e que tenham amplo conhecimento do mercado de meios eletrônicos de pagamento, além de 1 (um) representante da Abecs vinculado à Autorregulação da Abecs.

Após a primeira fase de avaliação, a Abecs instalará uma Comissão Julgadora, composta por 3 (três) membros com reconhecido conhecimento do mercado de meios eletrônicos de pagamentos para selecionar os 5 (cinco) melhores projetos, sendo 1 (um) por categoria, para o recebimento do Prêmio Abecs.

São levados em conta como critérios de avaliação os aspectos de inovação, sustentabilidade, relevância, institucionalização e abrangência que o projeto apresenta para o mercado e para a sociedade.